Sistema Harmonizado (SH) é um método internacional utilizado na classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições.

Esse sistema foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, facilitando as negociações comerciais internacionais, a elaboração das tarifas de fretes e a análise das estatísticas e de outras informações utilizadas pelos diversos atores do comércio internacional.

Os códigos do SH são formados por seis dígitos, permitindo que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como origem, matéria constitutiva e aplicação, em um ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias.

Outras informações acesse:http://www.wcoomd.org/

Desde janeiro de 1995, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai adotam a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), baseado no Sistema Harmonizado (SH), porém estendido. Isto é, a NCM é formada por oito dígitos que compõem, sendo que os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.

Outras informações em: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1090

Digite o código SH , NCM , nome da máquina ou empresa para procurar  ou procure por setores de maquinário industrial do Brasil

Quer exportar? Temos a solução!


Samba e futebol. Essas são geralmente as ideias que vêm à mente quando se pensa em Brasil. Ótimo para quem comercializa vestuário, calçados, turismo e outros produtos e serviços relacionados, não é mesmo? E para quem vende máquinas e equipamentos, será que essa imagem mundialmente divulgada e conhecida do nosso país auxilia os empresários do setor na hora de exportar seus produtos? A resposta é não. Para exportar máquinas e equipamentos é preciso transmitir uma imagem de seriedade, confiança, comprometimento e acima de tudo qualidade. E foi a partir dessa necessidade que surgiu o Programa Brazil Machinery Solutions.

Resultado da parceria entre a ABIMAQ -Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (do Governo Federal), o Programa tem como objetivo divulgar e alavancar as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante sério e confiável de bens de capital mecânicos.

Tendo como foco os mercados da África do Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, México, Estados Unidos, Índia e Rússia, além da América Central, o Brazil Machinery Solutions realiza diversas ações a fim de aproximar o empresariado brasileiro a tais mercados, demonstrando a qualidade e os diferenciais das máquinas e equipamentos do Brasil. Estes chamam a atenção não somente por sua qualidade, mas também pela diversidade aplicada, ou seja, atendem as reais demandas dos clientes, adequando-se às necessidades e particularidades de cada um.

Maiores informações, acesse:
www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ


A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975 com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Tem atualmente cerca de 1.500 empresas associadas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânico.

Para mais informações, acesse:
www.abimaq.org.br

Sobre a APEX-Brasil


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é vinculada ao Governo Federal e tem como missão promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.

Para mais informações, acesse: www.apexbrasil.com.br