Sistema Harmonizado (SH) é um método internacional utilizado na classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições.

Esse sistema foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, facilitando as negociações comerciais internacionais, a elaboração das tarifas de fretes e a análise das estatísticas e de outras informações utilizadas pelos diversos atores do comércio internacional.

Os códigos do SH são formados por seis dígitos, permitindo que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como origem, matéria constitutiva e aplicação, em um ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias.

Outras informações acesse:http://www.wcoomd.org/

Desde janeiro de 1995, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai adotam a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), baseado no Sistema Harmonizado (SH), porém estendido. Isto é, a NCM é formada por oito dígitos que compõem, sendo que os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.

Outras informações em: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1090

Digite o código SH , NCM , nome da máquina ou empresa para procurar  ou procure por setores de maquinário industrial do Brasil